Sobre Dom Oscar Romero

QUEM É DOM OSCAR ROMERO?
  • Dom Oscar Romero (1917-1980), bispo de El Salvador (Centro América), foi um pastor muito comprometido com a causa da justiça social e da paz durante o regime militar apoiado pelos EUA.
  • Foi ordenado padre aos 25 anos e bispo aos 53. Nomeado arcebispo da capital, San Salvador, em 1977, por suas posições conservadoras, teve uma grande mudança de visão ao conhecer de perto os sofrimentos do povo e das pessoas que lutavam em defesa dos direitos humanos. Passou assim a denunciar corajosamente, em suas homilias dominicais, a repressão do regime militar e as atrocidades cometidas pelos esquadrões da morte, manifestando publicamente sua solidaridade com as vítimas da violência política.
Oscar Romero
  • Dentro da Igreja Católica, defendeu a "opção preferencial pelos pobres". Durante uma missa ele declarou: "A missão da Igreja é identificar-se com os pobres. Assim a Igreja encontra sua salvação."
  • Pela sua firme oposição ao regime opressor, foi assassinado em 24 de março 1980 por um atirador de elite do exército salvadorenho, treinado nas Escola das Américas, enquanto celebrava a missa. O assassinato foi encomendado pela junta militar.
  • Sua morte provocou uma onda de protestos em todo o mundo e pressões internacionais por reformas em El Salvador. Mártir da justiça, é considerado "santo" pelo povo salvadorenho e pelas comunidades eclesiais de toda a América Latina que atuam do lado dos mais desfavorecidos.
  • O CEDHOR vê em Dom Oscar Romero uma referência importante para a defesa dos excluídos e a promoção dos direitos fundamentais. Por isso o escolheu para compor seu nome.

0 comentários:

Postar um comentário